Correr no Calor: Dicas e Cuidados

O verão trás as melhores paisagens para correr mas exige cuidados constantes. O corredor pode curtir muitos benefícios como o estímulo a treinar de dia mas deve se precaver para evitar problemas de longo prazo.

Por que correr no calor exige cuidados?

Nosso corpo precisa manter a temperatura em uma constante de 36°C. Em dias quentes há um gasto calórico muito maior para manter a temperatura corporal, aumentando ainda mais a prática de atividades físicas (não somente a corrida).

No calor gastamos mais energia e transpiramos mais para manter a temperatura em equilíbrio, perdendo água e sódio em maior quantidade. Isso sem contar com os raios UVA e UVB já conhecidamente nocivos para a pele.

Cuidados para correr no calor

Mantenha o corpo hidratado – O clima esquentou? Beba mais água. Um dos erros mais comuns é acreditar no número fixo de dois litros de água por dia. “Dois litros é o mínimo a ser ingerido por dia mas se o dia estiver mais quente deve-se inferir mais”, explica a educadora física Juliana Palame. Tome líquidos antes, durante e depois do treino para repor a hidratação perdida.

Faça do protetor solar seu melhor amigo – um dia no sol até pode passar. Mas queimaduras constantes causam danos severos (as manches serão seu menor problema) e aumentam sensivelmente as chances de câncer de pele. Escolha bons produtos e de longa duração. Melhor ainda se puder levar consigo e repor depois de algumas horas de treino.

Em treinos longos cuide da perda de sódio – “Perder sódio pode causar cãibras e mal estar durante o treino”, explica Juliana. Em treinos longos leve repositores rápidos como paçocas, barrinhas de sereais e produtos afins.

Está muito cansado? Deixe para outro dia – com o maior gasto de energia e desidratação o treino no calor em um corpo cansado tende a não ser tão produtivo. Diminua o ritmo ou respeite seu cansaço e remarque o treino.

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